Hipertenso em Movimento: Práticas Simples para uma Vida Melhor

Olá, tudo bem com você? Meu nome é Kamilla Gomes, sou fundadora do blog Hipertenso em Movimento, e alguma vez você já se perguntou:

  • É realmente possível controlar minha pressão arterial praticando exercícios físicos?
  • Como eu melhoro minha qualidade de vida a partir de práticas simples no dia a dia?
  • Será que para ter uma vida mais saudável preciso gastar rios de dinheiro?

Ou qualquer outro questionamento sobre como melhorar sua saúde e se manter mais ativo ao longo da vida?

Então você está no lugar certo!

Veja bem…

Muitas pessoas ainda pensam que estão fazendo uma caminhada, mas que na verdade estão apenas “passeando”. Isso é mais comum do que podemos imaginar. E esse “passeio” nem sempre é suficiente para “resolver” o seu problema e controlar sua pressão.

Ou pensam ainda que uma vez que começam a tomar anti-hipertensivos que permanecerão sempre os mesmos para o resto da vida.

A questão é que existem formas de se exercitar que promovem a melhoria no controle da pressão arterial, auxiliando outros aspectos da saúde.

Portanto, é necessário conhecer quais os tipos de exercícios e como controlar a intensidade de cada um deles, assim como quais os hábitos a serem transformados para que você tenha uma vida mais saudável.

Exercícios Físicos, Hábitos Saudáveis e o que é Importante Saber

Esses são os 3 pilares para o sucesso de um estilo de vida mais ativo e saudável.

  • Exercícios Físicos
  • Hábitos Saudáveis
  • Importante Saber (afinal, conhecimento é a base de tudo)

Eles se complementam, uma vez que fazer exercícios físicos também é um hábito saudável. Porém, para ficar mais didático, resolvi criar esses 3 pilares para facilitar o entendimento sobre cada tema.

Meu principal objetivo aqui no Hipertenso em Movimento é mostrar como você pode viver uma vida melhor (em termos de saúde) se utilizando de práticas simples, seguindo as dicas nos artigos de cada um dos 3 pilares.

Parece interessante? Então, informe seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog em primeira mão.

Fique atualizado!

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Hipertenso em Movimento!

Um convite

Eu acredito que é realmente possível viver uma vida saudável com práticas simples diárias e sem “modinhas”.

Sou contra o radicalismo do exercício físico, que não respeita a individualidade biológica, ou seja, que não tem uma função e significado para cada indivíduo.

Dietas mirabolantes e uso desenfreado de medicamentos também não me agradam. Digo isso porque escuto de alunos e alunas que “ouviram falar que alguém disse” sobre tal dieta que é pra tal coisa, ou um “remedinho” que promete mil coisas ao mesmo tempo.

Por isso, eu quero te fazer um convite:

Você deseja mudar seu estilo de vida de forma prática e simples e ser um Hipertenso em Movimento?

Então, não deixe de acompanhar o Blog. Coloque seu e-mail abaixo para receber conteúdo de qualidade que o ajudará a tornar sua vida mais ativa e mais saudável.

Quer receber conteúdo de qualidade?

Basta inserir o seu melhor e-mail abaixo. É grátis!

Por que estou aqui? Como tudo começou…

Sou professora de Educação Física, formada na Universidade Federal de Viçosa, possuo especialização em Exercício Físico aplicado a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho, e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. (você pode ver meu Currículo Lattes aqui)

Atualmente trabalho no Programa de Orientação ao Exercício Físico, na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Serra/ES, pratico corrida de rua e patinação, e mantenho uma alimentação equilibrada.

Mas nem sempre foi assim…

Kamilla Gomes - corrida e patins

Quando criança as brincadeiras que eu mais gostava eram aquelas que precisavam correr, pular, rodar, girar. Porém, tinha problemas com a alimentação. Os médicos receitavam alguns remédios para abrir o apetite, mas sem muito sucesso.

Na adolescência, melhorei um pouco essa questão e continuei muito ativa, praticando esportes, como o vôlei, o basquete, o handebol, a ginástica artística, a capoeira… Participava de todas as aulas de educação física como se o mundo fosse acabar naquele dia.

Ficava encantada a cada dia, e queria ensinar para os mais próximos àquilo que aprendia. Foi aí que descobri que gostava de ensinar. Eu queria que as pessoas que conviviam comigo aprendessem aquilo que me fazia muito bem.

Na época do vestibular, não tive dúvidas do que faria: educação física. Queria continuar aprendendo sobre o movimento corporal e ensinando aquilo que eu acreditava fazer bem para todos.

Durante a graduação, o leque de opções se abriu. Não tinha apenas a capoeira e os esportes que conheci na adolescência. Tinha também o mundo da fisiologia do exercício, das academias e do lazer.

Você lembra aqueles remedinhos da infância que prometiam abrir o apetite? Então, acho que eles fizeram efeito nessa época. Há cada período ganhava entre 3 e 4 quilos, e nas férias conseguia eliminar esses excessos. Pensava que esse efeito sanfona estava relacionado apenas a minha alimentação, pois continuava com meus treinos de capoeira seis vezes na semana.

Foi quando em uma dessas férias, fiz um exame de sangue que acusou todas as taxas alteradas. Como se não bastasse os mais de 5 quilos acima do meu peso normal, ainda precisava fazer uma dieta para normalizar os meus valores do colesterol e dos triglicerídeos.

Depois de tomar um medicamento recomendado por uma endocrinologista, por um período de três meses, refiz os exames que permaneceram sem alterações.

Foi então que a ficha caiu.

Eu estava me exercitando de forma errada. Mas como? Se eu estava estudando sobre o exercício físico e seus benefícios (entre muitas coisas abordadas em um curso de educação física), se eu treinava quase 6 vezes na semana, andava de bicicleta, caminhava… Não acreditava nessa situação.

Quando comentava meu problema com as pessoas, a primeira reação era “mas você?!”. Pois é, eu!

Afinal, eu também tenho meus defeitos. Adorava (ainda adoro) massas e doces, principalmente chocolate. Tinha preguiça de fazer exercícios quando estava frio ou quando estava chovendo, e achava que o que eu estava fazendo estava certo, pois podia comer de tudo que depois “gastava” com facilidade. Puro engano…

Após admitir que minha alimentação estava completamente “descompensada”, e buscar nos meus estudos o erro que eu estava cometendo, modifiquei alguns hábitos que fizeram toda a diferença.

Resultado: em alguns meses normalizei as taxas de colesterol e triglicerídeos, e ainda economizei um bom dinheiro que gastava com doces e chocolates.

Não foi fácil. Não foi mesmo! Modificar hábitos requer dedicação e paciência.

E se eu consegui você também consegue.

Hoje, trabalho com pessoas de várias idades, homens e mulheres que precisam de orientação sobre a prática do exercício físico e um estilo de vida mais ativo. A maioria é hipertensa. Outros, além de hipertensão arterial, apresentam também diabetes tipo 2.

Kamilla Gomes professora de educação física

Através de aulas de ginástica localizada, aeróbica e circuito, além de palestras e consultas oriento meus alunos e alunas sobre tudo que envolve hábitos para uma vida mais saudável.

Mesmo não sendo hipertensa, parte da minha família é. Então, preciso estar atenta.

Além disso, a necessidade de atender um público específico me fez estudar ainda mais sobre essa doença tão presente na minha profissão e que está mais presente a cada dia na população brasileira (30% para ser mais exata).

E foi com o intuito de extrapolar a sala de aula e levar conhecimento para o maior número de pessoas possível que nasceu o Blog Hipertenso em Movimento. Com a missão de encurtar o caminho entre o conhecimento e a prática, e ajudar àqueles que buscam uma vida mais ativa e mais saudável.

Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração. ~ Dalai Lama

Curtiu o Hipertenso em Movimento? Então, tudo o que você precisa fazer é inserir seu e-mail abaixo para juntar-se a essa comunidade que cresce a cada dia.

Seja um Hipertenso em Movimento!

Insira seu melhor e-mail abaixo e faça parte dessa comunidade!>