15 pessoas da área da saúde e bem-estar que você precisa conhecer!

Se não sabes, aprende. Se já sabes, ensina. ~ Confúcio

E é assim que faço no meu dia a dia. Afinal, não somos bons em tudo.

Então, sempre busco especialistas das áreas que quero aprender ou aprofundar, principalmente aquelas que podem melhorar a minha saúde, seja pela alimentação, seja pela prática de exercícios, ou qualquer outro aspecto que possa gerar valor para mim e para aqueles que me cercam.

Como consequência, levo informações importantes e de forma facilitada para meus alunos, com o objetivo de sempre compartilhar aquilo que venho estudando.

E aqui no Hipertenso em Movimento não é diferente.

“A internet é um mar de informações!” Acho que você já ouviu isso pelo menos uma vez… E a cada dia mais textos superficiais, produtos e propagandas são lançados na web e com isso ficamos perdidos em meio a tudo isso.

Por isso, neste artigo, compartilho os blogs e as pessoas que tenho acompanhado, sempre com o objetivo de aprender, analisar, refletir, praticar e compartilhar aquilo que acredito ser importante também para você.

Me inspiro no trabalho dessas pessoas não só para aprofundar meus estudos, mas para melhorar minha qualidade de vida e me inspirar, e pode ser que você se inspire também!

Continue lendo este artigo para conhecer as 15 pessoas e blogs que considero importantes para seu o aprendizado em busca de uma melhor qualidade de vida.

#1. Amanda Dreher – Feliz com Você

Amanda Dreher é uma das minhas referências quando o assunto é meditação. Ela é professora, escritora e cofundadora do Feliz com Você.

Há pouco tempo ela lançou seu livro, Meditar Transforma, que teve origem em seu programa online com o mesmo nome.

Se você quiser iniciar na prática da meditação ou melhorar suas técnicas, recomendo que conheça o canal da Amanda no Youtube, ou o blog.

#2. Carla Basílio – Guia da Boa Forma

Carla é fitness coach, publicitária e apaixonada pelo estilo de vida saudável. Tão apaixonada que criou o Guia da Boa Forma: um blog de alto nível na área de fitness, saúde e bem estar.

O Guia da Boa Forma faz parte do meu repertório de estudos por apresentar artigos super completos, de fácil leitura e compreensão.

Além do blog, a Carla criou o Guia da Receita Saudável. Um e-book com 101 receitas saudáveis, deliciosas e práticas para você adotar no seu dia a dia.

Confesso que sou fã das receitas da Carla. Já fiz várias delas, mas ainda estou longe de preparar todas as 101 maravilhas da alimentação saudável!

#3. Diego Paladini e Dafne Amaro – Saúde na Rotina

Diego é professor de educação física e Dafne é instrutora de ioga, e juntos fundaram o Saúde na Rotina.

De forma leve e divertida, eles promovem a prática de exercícios, hábitos saudáveis, além de muitas dicas práticas, ou seja, mostram como colocar mais saúde na sua rotina.

Eles tem, além do blog, um canal no Youtube que conta com mais 150 vídeos.

Com vídeos curtos e objetivos, eles conseguem mostrar que “dá para ser saudável sem ser chato”. Esse é o lema deles.

#4. Emily Paiva

Emily é nutricionista e coach em emagrecimento. Ela tem vários vídeos explicativos e fáceis de entender publicados na sua Fanpage.

Um vídeo que gosto bastante é Como barrar a compulsão por doces? Que você pode acessar aqui.

Além de vídeos, a Emily posta dicas práticas desde frutas do mês até receitas simples de fazer. Vale a pena conferir!

#5. Fabiana Nanô – Panelas de Gaya

Fabiana é jornalista, tem paixão por cozinhar e por isso criou o Panelas de Gaya.

O Panelas de Gaya é um blog que vai muito além de receitas. Ele se diferencia dos demais blogs da categoria, pois funciona como um guia sobre alimentação natural, onde você realmente entende o que você come.

Com artigos completos e de fácil leitura, o Panelas de Gaya é, também, um dos blogs que eu sempre recorro para aprender mais.

Se você quiser conhecer mais sobre os alimentos que você consome (ou que deveria consumir), recomendo-o fortemente.

#6. Flávio Passos – Pura Vida

Flávio Passos é um estudioso da nutrição e da gastronomia saudável. Ele acredita que aprender sobre saúde e cultivá-la são requisitos para a felicidade.

Inspirado pela frase de Hipócrates “Faça do seu alimento o seu remédio. Faça do ato de comer um auxiliar da saúde”, Flávio Passos se aprofundou nas mais diferentes perspectivas sobre nutrição, mudou (para melhor) sua relação com a comida e viu sua saúde melhorar.

Além de conteúdos ricos no seu blog, ele é fundador da Puravida, empresa que desenvolve as superfoods:  alimentos especiais e complementos nutricionais de altíssimo nível.

#7. Guilherme Torres e Roney Fernandes – Senhor Tanquinho

Guilherme e Roney não são professores de educação física e nem nutricionistas, mas a necessidade de aprenderem sobre as formas de emagrecer de forma saudável levou os rapazes a buscarem conhecimentos na área da saúde.

Engenheiros, apaixonados por nutrição e fitness, criaram o Senhor Tanquinho, com o objetivo de reunir todo o conhecimento adquirido e ajudar as pessoas a transformarem seus corpos e suas vidas.

O forte do trabalho deles são as diferentes abordagens sobre dietas com restrições de carboidratos e receitas, muitas receitas!

Para você ter uma ideia, eles criaram uma coletânea com mais de 50 opções para cafés da manhã, lanches da tarde e acompanhamentos.

#8. José Carlos Souto

José Carlos Souto, mais conhecido como Dr. Souto, é medico e um estudioso da área da nutrição e da saúde.

Em 2011, após ler o livro “Por que engordamos e o que fazer para evitar”, e verificar que as orientações dietéticas tradicionais produzem mais malefícios do que benefícios, Dr. Souto resolveu criar o blog Ciência Low Carb e compartilhar com o mundo aquilo que ele estava aprendendo.

Ele fez um super resumo do livro que você pode acessar aqui.

Considero o seu trabalho de grande importância, pois ele utiliza artigos científicos e livros conceituados para debater assuntos importantes sobre formas de alimentação, desenvolvimentos de doenças, obesidade, hipertensão e emagrecimento, entre outros temas relacionados.

Vale muito conferir!

#9. Lara Nesteruk

Lara Nesteruk é nutricionista e se tornou uma das minhas referências quando o assunto é comida de verdade.

Ela não tem blog, nem site, e todo o seu conteúdo bomba no Instagram e no Snapchat.

Lara Nesteruk faz tanto snaps e postagens explicativas sobre temas importantes que vão do tratamento de doenças (por meio da alimentação) até o ganho massa magra e perda gordura, quanto postagens e vídeos da sua vida pessoal.

Ela segue a linha low carb high fat, e de forma bem natural, compartilha seus conhecimentos e sua vida com seus seguidores.

#10. Marcello Paiva – 30 Todo Dia

Marcello Paiva é professor de educação física e criou o projeto 30 todo dia.

Um portal sobre saúde, com o objetivo de incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a prática regular de exercícios físicos por pelo menos 30 minutos todos os dias. Para isso, criou a #30tododia para quem quisesse compartilhar e encontrar pessoas com o mesmo objetivo: se exercitar por pelo menos 30 minutos por dia.

Os artigos e as informações do portal vão desde alimentação e treinamento até tratamentos capilares e coisas do tipo.

#11. Joseph Mercola

Você é sábio para questionar quem você pode confiar quando se trata de manter, melhorar ou reconstruir sua saúde.

Joseph MercolaE foi pesquisando sobre como contribuir para a qualidade de vida de meus alunos e leitores hipertensos e pré-hipertensos, que encontrei o site do Dr. Mercola.

Joseph Mercola é médico, ex-corredor e estudioso da medicina natural, e criou o seu site em 1997, depois de perceber as melhorias que estavam acontecendo em seus pacientes quando modificaram a dieta e se tornaram fisicamente ativos.

A visibilidade do seu trabalho é mundialmente reconhecida. Não é à toa que ele está entre os 20 sites de saúde mais visitados neste ano.

Você pode começar conhecendo o site dele por aqui (só lembrando que o conteúdo está em inglês).

#12. Mohamed Barakat

Mohamed Barakat é médico e fundador do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa.

Ele compartilha nas suas redes sociais muito conteúdo de valor sobre alimentação, doenças (como reverter ou minimizar sintomas), receitas funcionais, e muito mais.

Recentemente ele lançou seu livro, Pilares para um Vida Saudável – #EscolhiSerFeliz, onde ele aborda os quatro pilares que ele acredita para se alcançar uma vida com mais qualidade. São eles: alimentação e intestino saudáveis, exercícios físicos, qualidade do sono e controle do estresse e equilíbrio corpo-mente-espírito.

Dr. Barakat busca trabalhar o corpo como um todo, mantendo a saúde física, mental, espiritual, sempre com a lógica de manter pensamentos positivos, incentivando a prática da meditação e da respiração para resolver problemas emocionais, ao invés de remédios convencionais.

#13. Paula Abreu – Escolha sua Vida

Paula Abreu, além de escritora, é coach de alta performance e de saúde. Ela trabalhava como advogada até 2012, quando foi demitida, levando-a a escolher seguir sua paixão pela escrita e transformar totalmente sua vida.

Reconhecida internacionalmente, ela já lançou livros e e-books, sendo o de maior destaque o Escolha sua Vida. Neste livro, além da história de vida da Paula Abreu, você encontra também ideias e exercícios que te ajudarão a mudar de vida (caso seja isso que você queira).

De forma muito divertida, ela fala de diversos assuntos (meditação, relacionamentos, dinheiro…) tanto no seu blog, quanto no seu canal no Youtube.

Super indico!

#14. Rodrigo Polesso – Emagrecer de Vez

Rodrigo Polesso é criador do Emagrecer de Vez, autor do e-book de grande sucesso com o mesmo nome, fundador do portal de estilo de vida saudável Tribo Forte e criador do método para emagrecimento Código Emagrecer De Vez.

Sua busca por informações confiáveis sobre nutrição e emagrecimento começou em 2008, se tornando um estudioso do metabolismo do corpo humano e da ciência da nutrição.

Desde 2010, Rodrigo vem compartilhando em seu site tudo aquilo que aprende com os experts dessa área.

Recomendo ouvir os podcasts da Tribo Forte que estão disponíveis no blog!

#15. Uronal Zancan

Uronal ZancanUronal Zancan é ortopedista, especialista em medicina do esporte e pós-graduado em psicologia transpessoal.

Ele também é idealizador do Pro Ser Saúde: programa que existe de 2010 voltado para o desenvolvimento da saúde integral, possibilitando o alcance de um melhor nível de saúde por meio de evidências científicas, indo em direção a “supersaúde” (como o Dr. Uronal gosta de chamar).

Dr. Uronal aborda sete dimensões da saúde: física, emocional, mental, cultural, social, ambiental e espiritual.

Para ele “as pessoas são doentes por serem inconscientes de suas ações”. Dessa forma, disponibiliza no seu blog muitos artigos que abordam desde a promoção da saúde até rejuvenescimento, gerenciamento do estresse e dores no estômago.

Vale a pena conferir.

Conclusão


Depois de muitos blogs, sites e perfis nas redes sociais pesquisados e estudados ao longo desse último ano, selecionei aqueles que venho acompanhando com frequência e proximidade.

Mudei alguns, incluí outros, e é muito provável que pessoas importantes da área do treinamento físico, da nutrição e de áreas afins tenham ficado fora dessa lista.

Para mim, essas são as 15 pessoas que hoje estão no meu “radar” e que, de alguma forma, podem contribuir para a melhoria na sua qualidade de vida.

É claro que você não precisa acompanhar todas elas para ter uma vida mais saudável, mas sugiro que conheça o trabalho daquelas que podem fazer mais sentido para você, que irão gerar mais valor para a sua vida, seja pelo exemplo prático ou pelo conhecimento compartilhado.

Com essas pessoas me inspiro e aprendo todos os dias.

Se você conhece grandes nomes que não foram citados aqui, por favor, compartilhe nos comentários.

Seu comentário é muito importante, pois só assim saberei se estou no caminho certo.

E caso esse artigo tenha sido útil para você, não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Fique atualizado!

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Hipertenso em Movimento!