[infográfico] Os 5 principais órgãos que mais sofrem com a hipertensão descontrolada

A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando: “A Kamilla fala tanto em pressão controlada, porque será que ela agora vai falar sobre a hipertensão descontrolada?!”

A verdade é que neste infográfico destaquei os 5 principais órgãos que mais sofrem com uma hipertensão mal controlada, e seus danos mais importantes que ela pode causar no corpo de uma forma geral, principalmente nos órgãos-alvos (termo muito usado na área médica).

Esses danos não estão diretamente relacionados aos picos hipertensivos esporádicos que podem acontecer com quase qualquer pessoa que passa por um estresse súbito, por exemplo, mas sim quando a pressão arterial passa a maior parte das horas do seu dia, dos dias da sua semana e das semanas do seu mês alta, acima de 150 – 160 mmHg sem que você não faça nada para controlá-la.

É claro que os danos variam de pessoa para pessoa. Variam também da idade a qual se instalou de fato a hipertensão e por quanto tempo você mantém o controle adequado dela.

Se você é um(a) hipertenso(a) que se cuida desde o primeiro momento em que foi diagnosticado, suas chances de danos à esses órgãos são muito menores do que aquelas pessoas que num primeiro momento negaram o problema e assim demoram para começar o tratamento.

Por isso, convido você a ler com atenção os danos causados por uma hipertensão sem o controle adequado, seja por não adotar hábitos saudáveis, seja por não respeitar os horários e doses dos medicamentos, ou ainda por ter uma hipertensão resistente.

5 órgãos que mais sofrem com a hipertensão descontrolada

» Clique aqui para baixar uma versão em alta resolução deste infográfico

Esses são os principais órgãos que sofrem com a hipertensão descontrolada. Os danos podem ser irreversíveis e aparecem em médio e longo prazo.

Como a hipertensão é uma doença silenciosa, não dá para esperar os “estragos” que a falta de controle adequado pode causar. É preciso prevenir. Sempre!

No entanto, se mesmo aplicando as orientações para controle da hipertensão que descrevo aqui neste artigo aqui e as orientações do profissional de saúde que te acompanha, talvez você realmente tenha o que é chamado de hipertensão resistente ao tratamento. Mas, por enquanto, não vou entrar nesse assunto.

Meu intuito com este infográfico não foi te assustar, mas sim te alertar.

Assim como vimos no primeiro infográfico, o corpo humano foi feito para se movimentar, e àqueles mesmos órgãos que são beneficiados pela prática regular de exercícios, são os que acabam sofrendo mais quando a hipertensão fica sem controle.

Então, caso sua pressão arterial precise de uma atenção extra, não se deixe abater! Arregace as mangas e vamos juntos em busca de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

E lembre-se de compartilhar esse importante infográfico com seus amigos. Ele pode servir de alerta para outros hipertensos que ainda precisam se cuidar mais.

Fique atualizado!

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Hipertenso em Movimento!

Referências
  • Anselmo Perez

    Muito bom!!! Parabéns pela publicação!!